trufas

Trufas e Tabletes Europeus

Utensílios a serem usados:

Vasilha inox, refratários esmaltados, espátula própria para chocolates, cubas para banho maria e formas diversas.

Decoração:

Papel celofane, fitas, forminhas de papel, rendas, etiquetas, etc.

Ingredientes:

Chocolates tipo coberturas, branco, meio amargo e ao leite. Recheios secos e cremosos, conforme receita abaixo.

Fusão do chocolate (branco e outros):

Picar o chocolate em pedaços médios, nunca mais de meio quilo. Colocar dois dedos de água em uma vasilha e colocar me outra menor o chocolate, tendo o cuidado de tampar apenas o chocolate. Levar a fogo baixo, até que forme bolinhas no fundo da vasilha com água (45 graus). Desligar e deixar parado de 5a 10 minutos, sem mexer. Após, misturar bem o chocolate para homogeneizar, baixar a temperatura para 29 graus, isto se verifica colocando um termômetro ou encostando um pouquinho do chocolate no lábio inferior, terá que sentir uma sensação de frio para gelado. Assim estará pronto para colocar nas formas ou banhar qualquer tipo de bombom ou trufas. Lear a geladeira e deixar até que se olhando embaixo das formas, esta apresente uma coloração esbranquiçada.

Obs.: Formas não devem ser untadas com nada e de preferência nunca devem ser lavadas, apenas passe uma toalha de papel ou limpe com álcool.

RECHEIO PARA BOMBONS E TABLETES

Geleias de qualquer tipo, leite condensado cozido ou doce de leite pronto, brigadeiro, branquinho, recheios prontos, leite condensado cozido misturado com chocolate, nozes, damascos, ameixas pretas, amendoins, essências diversas, passas, cerejas,…

TRUFAS

Laranja:

1kg de chocolate ao leite, 1 lata de creme de leite, 1 xícara de cafezinho de licor de laranja (curaçau, contraux,…), raspas de uma laranja e de um limão.

Café:

800gr de chocolate meio amargo, 600gr de chocolate ao leite (derretidos), 1 lata de creme de leite, 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de sopa de café solúvel, 1 xícara de café de licor de cacau, café ou cherry brandy.

Cerejas:

1kg de chocolate branco, 1 lata de creme de leite, 1 xícara de café de licor de cereja ou cherry brandy, 150gr de cerejas picadas e escorridas.

Obs.: Pode-se variar o recheio por: damascos, passas, figos, ameixas,…

Nozes:

500gr de chocolate ao leite, 500gr de chocolate meio amargo, 1 lata de creme de leite, 1 xícara de café de licor de nozes ou apricot, 200gr de nozes picadas. chocolate ao leite, meio amargo e branco, derretido e temperado para banhar as trufas e chocolate me pó para auxiliar.

Modo de preparo:

O chocolate deve ser derretido e misturado ao creme de leite, em dias muito frios aquecer também o creme de leite. Misture aos outros ingredientes e mexa devagar. Coloque em vasilhas limpas, tampe e só trabalhe no dia seguinte. Não há necessidade de ir ao refrigerador e se estiver em lugar fresco e limpo elas durarão 3 ou 4 meses. Modelar e se necessário passar no chocolate em pó para auxiliar. Após, banhar no chocolate temperado e usando um garfo, colocar sobre o papel manteiga, deixar secar. decorar a gosto.

Nota:

Para obter trufas com outros sabores trocar o licor, as frutas ou o tipo de chocolate. Lembre que trufas de chocolate são: chocolate, creme de leite e licor. O que chamarem de trufa e não tiver esses ingredientes não é trufa.